O que é Kung Fu?
Defesa pessoal, equilíbrio, resistência, performance física, disciplina, saúde, autoconfiança, tira o medo, combate o stress...
Genericamente o termo Kung Fu pode ser traduzido como “tempo e esforço desprendido numa atividade” ou, “grau de perfeição alcançado em qualquer área de atuação” ou ainda “conhecimento profundo de um assunto”, ou seja, significa trabalho árduo, maestria, algo bem feito.
A arte milenar chinesa, o Kung Fu (Wushu), faz parte da grande herança cultural do povo chinês que, com seus movimentos elegantes e de extrema eficácia tem exercido um enorme fascínio sobre inumerável quantidade de pessoas de todas as partes do mundo.
Kung Fu é o fruto da capacidade intelectual do homem no seu contexto social e geográfico, sendo uma atividade física com fins de auto defesa, mofilático-terapêutico, visando o bem estar do ser, fortalecimento, refinamento e enriquecimento interno. Baseado em movimentos harmônicos enraizados, equilibrados, motor, potência contínua e suave, fintas, técnicas flexíveis, compactas e trabalha tantos aspectos internos como externos.
Pesquisas tem mostrado comprovadamente que o Kung Fu treinado regularmente é benéfico para o sistema cardiovascular e respiratório, para o metabolismo aeróbico e anaeróbico, coordenação corporal e aumento da capacidade vital. Sua origem pode ser encontrada na pré-história, onde nossos ancestrais eram obrigados a lutar com animais selvagens e outros homens a fim de garantir sua sobrevivência. No curso das lutas entre tribos, eles vieram a compreender que, para derrotar o inimigo deveriam não apenas ter boas armas(que eram rudimentares), mas também melhorar sua capacidade física e sua habilidade de combate, através de intensivo treinamento nos tempos de paz. Isto levou ao desenvolvimento do Kung Fu ao longo dos séculos.
Por que praticar a Arte Marcial Kung Fu?
Além da habilidade em combate e ganho de saúde o Wushu trabalha o desenvolvimento Humano, pessoal, advindo da disciplina, persistência e respeito aos limites; estrutura o corpo e a mente, ajudando no equilíbrio psíquico e auxiliando a pessoa a vencer novos obstáculos e desafios...
A linguagem corporal das Artes Marciais simboliza a defesa e a preservação da vida e espécie. Com isso, percebe-se que há uma constante guerra interior, para se passar da ignorância para o conhecimento.
De maneira ideal, toda guerra tem por fim o restabelecimento da paz, da justiça e da harmonia, tanto no plano cósmico como no social; Simboliza então a manifestação defensiva da vida, é o domínio da ação, do combate pela unificação do ser.
Sendo assim então, as Artes Marciais acabam por ser uma das mais importantes formas de expressão corporal, possibilitando ao praticante a absorção plena de seu aprendizado nos mais diferentes campos de atuação, como o intelectual, social, profissional, familiar, entre tantos outros...
É fato inegável que o mundo em que vivemos se torna cada vez mais violento e sem esperanças de melhora num futuro próximo. A violência nas grandes cidades já se tornou rotina, ninguém, homem ou mulher, forte ou fraco, está livre de ser assaltado ou agredido.
O trânsito está cada vez mais caótico, gerando cada vez mais violência entre os motoristas, alguns dos quais andam com armas, tais como : facas, revolveres, porretes, etc, prevendo já terem que agredir alguém. Diante de tal quadro, toda pessoa deveria saber se defender e o Kung Fu carrega em seus ensinamentos muito mais do que uma simples defesa pessoal.
...................................................
Fonte: Pesquisas
Nenhum comentário:
Postar um comentário